quarta-feira, 1 de junho de 2011

A importância do fotojornalismo

A FOTO NÃO É SÓ IMAGEM DA NOTÍCIA. ELA TAMBÉM É NOTÍCIA

A fotografia não está no jornalismo impresso apenas para ilustrar, ela tem um papel de extrema importância. No jornal, a fotografia torna-se uma arma para o jornalista, que busca dar sempre veracidade àquilo que ele escreve. Segundo o autor Lorenzo Vilches, toda fotografia produz uma ‘impressão de realidade’ que no contexto da imprensa se traduz uma ‘impressão de verdade”

A foto funciona no jornal como se fornecesse provas. “Determinada coisa de que ouvimos falar, mas que nos suscita dúvidas parece-nos comprovada quando dela vemos uma fotografia. Uma das variantes da utilidade da câmara fotográfica está em que seu registro denuncia” (SONTAG, 1981, p. 5).

A foto, assim, não é só imagem da notícia. Ela também é notícia.

E no Caderno Policial???

No caderno policial dos jornais impressos, ficção e realidade transitam nos olhos do leitor a imagem revelada, fotos de morte por violência, como assassinatos coloca em cena o contexto social por parte daqueles que lêem e os que sofreram a violência, muitas vezes por viverem numa situação de pobreza.

Danilo Angrimini, em seu livro "Espreme Que Sai Sangue", diz que a morte está presente em todos os jornais, em suas diferentes editorias. Com tudo, “os jornais sensacionalistas transformam a morte em seu assunto de capa, como se rendesse um culto diário feitichizado à morte”. (ANGRIMANI,1995,p.53)

Nenhum comentário:

Postar um comentário